top of page

Transtorno de Personalidade Narcisista

Em apenas 15 capítulos postados de Orgulho e Ambição, já podemos conhecer um pouco do nosso trio e notar o quanto cada um é complexo dentro de suas próprias personalidades, não é mesmo?

Stephen é o cara mais centrado do mundo; é inteligente, educado. Pensa mais do que fala. Sabe analisar uma situação complicada, e o mais importante: resolve.

Tess é a típica mulher lutadora, de bom coração e pronta para ajudar quem precisa. Mas não se engane, ela não é nem um pouco boba. É forte, guerreira. Tem raciocínio e usa da lógica.

Já nosso rei de Miami, Gregory, tem uma personalidade um tanto controvérsia, eu diria. E é sobre esta personalidade que iremos tratar nesse post.

Creio que todo mundo já ouviu falar de narcisismo. O quanto pessoas com esse tipo de transtorno reagem. Mas posso dizer que não é apenas ser escravo da vaidade, ou dependente da autovalorização da sua própria imagem. Transtorno de personalidade narcista vai bem além disso.

Quem sofre do transtorno tende a se preocupar obsessivamente com a maneira com que os outros o enxergam, e também com aspectos que possam influir de algum modo na percepção de sua imagem, tais como poder, prestígio, vaidade, e até mesmo martírio.

Vão aí uma lista dos sintomas e causas para que possamos entender melhor Gregory Mazza:

Sintomas:

Parte das pessoas diagnosticadas com o transtorno demonstram comportamento extremamente centrado, pouca empatia, necessidade de admiração e possível megalomania.

Os sintomas incluem:

  • Expectativa de reconhecimento sem atributos correspondentes;

  • Demanda por constante atenção;

  • Inveja crônica e crença de ser alvo de inveja;

  • Obsessão por fantasias de poder, genialidade, beleza ou riqueza;

  • Dificuldade em nutrir empatia pelos outros;

  • Atitudes arrogantes;

  • Exigência de tratamento especial sem fundamento.

Outros sintomas podem incluir: comportamento manipulador, problemas em manter relacionamentos funcionais, melindres extremos, aparência de frieza e distância, tende a se impor metas pouco realistas.

O transtorno de personalidade narcisista é marcado por um comportamento dramático e emotivo, bem como um comportamento extremamente egocêntrico, o que o coloca na mesma categoria dos transtornos borderline e antissocial.

Além desses sintomas, quem sofre do transtorno pode ter atitudes arrogantes e buscar poder de várias formas (reputação, status, prestígio, etc.)

Gregory Mazza adora o seu título de rei de Miami.

Os sintomas do transtorno de personalidade narcisista não raro são similares aos traços de personalidade de pessoas com boa auto-estima e confiança; a diferença ocorre quando as estruturas psicológicas subjacentes a esses traços são consideradas patológicas. Os narcisistas se dão um elevado valor e comumente se enxergam como essencialmente melhores do que os outros, quando na realidade têm uma auto-estima frágil, lidam mal com críticas. Frequentemente, eles tentam compensar essa fragilidade interior por meio de ataques aos outros que funcionam como elogios a si mesmos: maledicência com o objetivo de se promover.

Quando Gregory se acha melhor do que Stephen é somente o seu auto-estima frágil tentando se sobressair. Sua família inteira o depreciando, criou-lhe um certo trauma.

Outro sintoma é a falta de empatia, e o narcisista não consegue compreender o sentimento alheio. Em vez de se comportar de um modo que demonstra como eles se sentem, eles se comportam como acham que deveriam ou, pior, de modo a conseguir atenção.

É o que acontece quando Tess se chateia e ele age para agradá-la. Não quer dizer que ele não tenha sentimentos, mas se comporta sem medir as consequências, achando que sempre está por cima. Deste modo, acabou fazendo sua mulher assinar papeis duvidosos.

Sintomas característicos do narcisismo, como sentimentos de grandiosidade, são comuns em crianças e partes do desenvolvimento psíquico normal. Os mais novos normalmente não conseguem perceber a diferença entre a sua própria pessoa idealizada e a pessoa real, o que causa uma percepção idealizada do "self". Depois dos oito anos, a maioria consegue enxergar os próprios defeitos e qualidades ao se comparar com os pares, e se tornam mais realistas. Nesse estágio, tanto o excesso de atenção quanto a falta dela podem levar alguém a permanecer enxergando um "self" idealizado.

Uma pesquisa americana encontrou co-ocorrência entre transtorno de personalidade narcisista e outros problemas, especialmente no caso de homens: abuso de substâncias como álcool e drogas, distúrbios emocionais, ansiedade crônicas, transtorno bipolar, transtorno de stress pós-traumático, transtorno esquizoide e limítrofe, dentre outros.

Causas:

Não se conhece a causa do transtorno. No entanto, eles listam fatores identificados por vários pesquisadores que podem contribuir para a condição.

  • Temperamento de nascença muito sensível.

  • Valorização excessiva de talentos ou da beleza física pelos responsáveis

  • Admiração excessiva por parte dos pais, a ponto de a criança perder a conexão com a realidade

  • Crianças muito mimadas ou supervalorizadas pelos pais

  • Abuso emocional severo durante a infância

  • Comportamento caótico e imprevisível dos pais durante a infância

  • Uso da criança como meio para regular a auto-estima de pais inseguro

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
bottom of page